top of page

Fratura por avulsão das apófises de crescimento

   As crianças e os adolescentes possuem muitos núcleos de ossificação, chamados de apófises de crescimento. É através deles e com o auxílio da cartilagem ("fise") de crescimento que os ossos se desenvolvem. Eles aumentam em tamanho, largura, comprimento, diâmetro e assim por diante. A camada de crescimento (a cartilagem) diminui conforme o adolescente vai se tornando adulto. Ao final do desenvolvimento ela desaparece e o que resta é uma cicatriz no local, que pode ser vista nas radiografias.

​

   O anel pélvico (a "bacia") possui inúmeras zonas de crescimento (apófises), e para cada núcleo de crescimento (ie, cada apófise) existe uma cartilagem associada subjacente. Muitos músculos se prendem exatamente nessas zonas de crescimento, como por exemplo o sartório, o reto femoral, o glúteo médio, o iliopsoas, o bíceps (da coxa), o semitendinoso, o semimembranoso e o adutor magno.

​

   Na maioria das vezes as fraturas por avulsão (dessas apófises de crescimento) acontecem nos adolescentes durante a prática esportiva ou de atividades físicas. A contração muscular intensa traciona e destaca (parcial ou completamente) o núcleo de crescimento da cartilagem. Essa lesão é típica dos jovens.

​

   O tratamento dessas fraturas é realizado de forma conservadora na maioria das vezes, com repouso, muletas, gelo e medicamentos. Somente em raras situações pode haver indicação de cirurgia.

geral.jpg
As linhas pontilhadas em vermelho indicam as cartilagens de crescimento. Já as zonas destacadas em vermelho indicam as apófises de crescimento que podem ser tracionadas pelos músculos.
À esquerda é possível visualizar a apófise de crescimento da Espinha Ilíaca Anteroinferior sem nenhuma lesão. Já à direita é possível ver que a mesma apófise foi parcialmente destacada pelo músculo reto femoral depois de um esforço intenso (movimento de chute).

Todos os direitos de imagem reservados. A cópia e a divulgação de imagens sem prévia autorização podem estar sujeitas a pena de acordo com a lei.

​Rua Barata Ribeiro, 380, conjunto 64 - Bela Vista - São Paulo – SP - CEP 01308-000 

Contato: (+ 55 11) 3214-5334, 3231-2108      Whats App (+ 55 11) 9.8353-1600

bottom of page