top of page

Bursite

Bursite, Tendinite e Síndrome Trocantérica do Quadril

   As articulações do corpo possuem bolsas protetoras ao redor, com intenção de diminuir atritos e proteger de traumas. Essas bolsas são chamadas bursas.

   O quadril pode ter até 20 bursas. A maior e mais "famosa" é chamada subglúteo máximo, e fica localizada na região lateral da articulação. Quando elas inflamam, existe a bursite.

   A inflamação acomete mais as mulheres ao redor dos 50 anos. Obesidade, despreparo físico, hábitos posturais inadequados, encurtamentos musculares e traumas costumam estar associados ao quadro. As alterações circulatórias que acontecem com o passar dos anos contribuem para a piora da lesão. 

 

   Costuma estar acompanhada de inflamação nos músculos glúteos (Tendinite e tendinopatia do Quadril).

 

   Os sintomas são dor lateral no quadril que piora com esforço e a movimentação. Os pacientes relatam que a dor piora durante o sono e apresentam dificuldade para deitar de lado.

 

   A este conjunto de sinais e sintomas damos o nome de Síndrome Trocantérica

  O tratamento inicial é simples mas envolve dedicação do paciente, com medicamentos, fisioterapia e mudanças nos hábitos de vida. Infiltração local pode ser indicada nos casos que não se resolvem com as medidas iniciais, mas deve ser exceção. A cirurgia é indicada somente em casos raros, após todas as tentativas de tratamento.

 

Todos os direitos de imagem reservados. A cópia e a divulgação de imagens sem prévia autorização podem estar sujeitas a pena de acordo com a lei.

​Rua Barata Ribeiro, 380, conjunto 64 - Bela Vista - São Paulo – SP - CEP 01308-000 

Contato: (+ 55 11) 3214-5334, 3231-2108      Whats App (+ 55 11) 9.8353-1600

bottom of page