Artroplastia Total de Quadril
Artroplastia Total de Quadril
Artroplastia Total de Quadril
Artroplastia Total de Quadril
Fratura Diáfise do Fêmur
Fratura Diáfise do Fêmur

Agendamento de Consultas
( R. Barata Ribeiro )
​
Telefone: (+ 55 11) 3214-5334, 3231-2108
Whats App: + 55 11 9.8353-1600
Artroplastia Total de Quadril
A artroplastia do quadril é a cirurgia de troca (substituição) da articulação. Dado o seu alto índice de sucesso e satisfação dos pacientes, ela foi considerada “A Cirurgia Ortopédica do Século XX” pela revista The Lancet em 2007. As indicações mais frequentes para esse procedimento são as artroses e as fraturas nos idosos.


Atualmente existe uma grande variedade de próteses no mercado, mas cada uma delas tem diferentes detalhes. De forma geral elas podem ser cimentadas ou não cimentadas (de acordo com a forma de fixação no osso), mas também podemos separá-las de acordo com a superfície de atrito entre os componentes (metal-polietileno, cerâmica-polietileno, cerâmica-cerâmica).
A via de acesso (o corte) para realizar a cirurgia pode ser posterior, lateral ou anterior a articulação. Seja qual for escolhida, os passos da cirurgia são sempre os mesmos: chegar até a articulação, retirar as partes destruídas pela artrose (ou pela fratura), colocar a prótese acetabular e a femoral, encaixá-las e suturar (costurar) as estruturas de dentro para fora, até a pele.
​
A recuperação costuma ser muito rápida, mas é muito dependente do empenho de cada paciente. A estadia hospitalar costuma ser de alguns dias (em geral menos de uma semana) e a recuperação total do paciente ocorre entre 3 e 6 meses.
​
Os riscos específicos da cirurgia são baixos e muito dependentes de cada caso. Mas a possibilidade de desencaixe da prótese, diferença no comprimento final dos membros inferiores e ocorrência de infecção, entre outros, são inerentes ao procedimento e devem ser discutidos com o médico antes do procedimento.
​
As próteses evoluíram muito e os modelos atuais devem durar bastante tempo (quem sabe 2 ou 3 décadas), mas necessitarão de troca em algum momento. O paciente deve retornar ao seu médico com a frequência indicada, pois somente a avaliação seriada pode detectar eventuais problemas com o novo quadril.
​
Para saber mais detalhes sobre a Artroplastia de Quadril, indicações e detalhes técnicos, clique aqui (ao lado).
Todos os direitos de imagem reservados. A cópia e a divulgação de imagens sem prévia autorização podem estar sujeitas a pena de acordo com a lei.